segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A BOLA DE CRISTAL DE BETING PARA 2009

Direto do site http://www.joelmirbeting.com.br, vamos analisar os comentários desse experiente jornalista econômico e conferirmos ao final de 2009 o resultado.

Palavra da bola de cristal do Banco Central em seu relatório mensal da inflação, divulgada nesta sexta: a inflação do IPCA ensaia fechar o ano em 4,2%, abaixo da meta de 4,5%. Mesmo assim, o BC antecipa que a Selic vai virar o ano congelada na taxa de hoje, 8,75%. É uma pena: daria para cortar meio ponto percentual.
Para o dólar, a projeção é de R$ 1,85 lá no Réveillon. O mercado aposta em R$ 1,80, a cotação de hoje - faltando 90 dias para o Natal.
Para a oferta de crédito bancário, 2009 pode acumular expansão de 16%, de bom tamanho neste pós-crise. O que levanta o crédito total para o equivalente a 47% do PIB, pela primeira vez em 30 anos. Mas lembrando que, na média global, essa média é historicamente de 90%. O dobro.
E o PIB? Enquanto o governo torce por uma expansão gregoriana de até 2%, e o mercado financeiro está com o crescimento zero e não abre, o BC projeta PIB 2009 de 0,8% - positivo.
Mas com um dado contraditório: a taxa nacional de desemprego, no mercado firmal, apurada pelo IBGE, deve chegar a dezembro em 6,7%, contra 9,1% em fevereiro. Para um PIB de apenas 0,8% é um espichão muito grande entre Carnaval e Natal.
A conferir.
Seria a menor taxa de desemprego da Era Lulalá.

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...