sábado, 2 de junho de 2018

A atualidade de Spinoza: teologia, filosofia e política.

Para quem já conhece ou deseja conhecer Spinoza, recomendo o material disponibilizado pelo César Benjamin no endereço abaixo.
 
A Folha de S. Paulo me pediu uma resenha das Obras de Baruch Spinoza, lançadas no Brasil pela Editora Perspectiva. Escrevi o texto com muito prazer.


Spinoza viveu apenas 44 anos (1632-1677), foi excomungado do judaísmo, teve uma existência reclusa, nunca aceitou cargos acadêmicos ou políticos, escreveu pouco, em latim e holandês, morreu no sótão em que vivia, tendo apenas um amigo ao seu lado. Sua pequena obra foi publicada postumamente.

Mesmo assim, tornou-se um dos filósofos fundadores da modernidade ocidental. Marx, Freud, Einstein, Husserl e muitos outros grandes pensadores declararam sua dívida de gratidão a ele. É um autor que nos inspira.

Fiz um sobrevoo sobre sua vida e obra na resenha, intitulada "Spinoza: teologia, filosofia e política." Ela está no link.

Abraços,

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...