quinta-feira, 17 de junho de 2010

INDICAÇÃO DE LEITURA - ECONOMIA

No excelente blog http://colunas.epoca.globo.com/sobalupadoeconomista/ um post com boas indicações de livros de ECONOMIA. Tenham certeza, meus quase dois leitores, que vocês gostarão das indicações abaixo.

Hoje participamos de um evento bastante interessante no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), aqui em São Paulo. Ao fim da palestra, algumas pessoas pediram que indicássemos outros livros de divulgação de Economia para o público geral.

O mais famoso deles é “Freakonomics, escrito pelo economista Steven Levitt (da University of Chicago) e pelo jornalista Stephen Dubner. O livro é bastante divertido, tocando em temas inusitados, típicos da pesquisa de Levitt, como trapaças em lutas de sumô e porque traficantes moram com suas mães. O estrondoso sucesso deu impulso à sequência “Super Freakonomics“, lançada recentemente. Apesar da queda de qualidade em relação original, continua sendo uma leitura agradável e divertida.

Os livros de Levitt e Dubner, entretanto, esforçam-se em mostrar aplicações não tradicionais da ciência econômica, mas não se preocupam muito em ensinar Economia para o público geral. Três excelentes livros, disponíveis em português, oferecem alternativas nesse sentido: “Economia sem Truques” (escrito por meu co-autor, Carlos Eduardo Gonçalves, em parceria com Bernardo Guimarães, da LSE), “Economista Clandestino” (de Tim Hartford, do Financial Times) e “O Naturalista da Economia (de Robert H. Frank, da Cornell University).

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...