domingo, 10 de maio de 2009

ECONOMIA: ERROS DE PREVISÕES

Principalmente agora com esta grave crise econômica que estamos no centro, muitos questionam a falta de acerto nas previsões dos Economistas. A Economia realmente é uma ciência, porém nela está incluído o comportamento do HOMEM. E como lembra ironicamente o colega DELFIM NETTO, "o problema da Economia é que os átomos berram, gritam, protestam, fazem revoluções, fazem passeatas, PENSAM etc." No entanto, os átomos da Física, por exemplo, não fazem isso.  
O estudo econômico é muito importante mesmo e jamais deve ser deixado de lado ou de ser devidamente analisado e levado em consideração. Porém, nunca devemos esquecer dos "Cisnes Negros" do Taleb. Afinal, como escreveu o poeta latino Terêncio: "Homo sum, humani a me nil alienun puto - Sou um homem, e nada humano me é estranho," Taleb conclui que "no final de contas, estamos sendo conduzidos pela história, enquanto todo o tempo achamos que somos nós que estamos no controle." 

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...