quarta-feira, 30 de maio de 2018

Seminário registra a evolução do regime de metas de inflação no Brasil.

Durante o XX Seminário de Metas para a Inflação, na semana passada no Rio de Janeiro (RJ), uma sessão especial comemorou a vigésima edição do seminário e registrou a evolução do Regime de Metas para a Inflação no país e seus desafios para o futuro. Para isso, contou com a presença de ex-membros da área de Política Econômica do BC, como Sergio Werlang, Afonso Bevilaqua, Eduardo Loyo, Mario Mesquita, Carlos Hamilton Araújo e Luiz Awazu Pereira.

No início do seminário, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, destacou a mudança na direção da política econômica, a redução da inflação, a ancoragem das expectativas, a queda nas taxas de juros e a melhoria das condições no mercado de crédito. 

Após dois anos de recessão, a economia brasileira cresceu 1,0% em 2017, o dobro do que era esperado no início daquele ano. Para 2018 e 2019 os analistas de mercado trabalham com a perspectiva de crescimento de 2,5% e 3,0%, respectivamente”, disse Ilan, destacando que os últimos indicadores de atividade econômica mostram arrefecimento, num contexto de recuperação consistente, mas gradual, da economia brasileira.

A aprovação e a implementação das reformas, em especial as de natureza fiscal, e de ajustes na economia brasileira foram citadas por ele como fundamentais para a sustentabilidade desse ambiente com inflação baixa e estável. Segundo Ilan, elas são essenciais para o funcionamento pleno da política monetária e para a redução da taxa de juros estrutural da economia. 

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...