sábado, 2 de agosto de 2008

ECONOMIA BRASILEIRA

Esta não está fácil entender: hoje, nosso Presidente, ex-líder sindical, orientando trabalhadores que agora é a hora de reivindicar aumento de salários. Inicialmente, não recordo de ter ouvindo algum outro Presidente de um país orientar trabalhadores para que solicitem aos seus patrões um aumento salarial. Depois, não existe almoço grátis.
Se o trabalhador (classe onde estou incluído) tiver aumento, esse aumento, de maneira generalizada, é pago pelo consumidor. Minha crítica é que, nesse tipo de reivindicação, os sindicatos apelam diretamente para greves, o que prejudica a sociedade de uma maneira geral. Posteriormente, conseguido o aumento salarial acima do nível de equilíbrio, a empresa geralmente repassa o reajuste de seus custos de produção para o seu produto final, o que resulta numa inflação de custos. Também é possível que o empresário reduza o seu quadro de pessoal, o que penalizará os trabalhadores aumentando o desemprego.
De qualquer maneira que a situação seja analisada, isso se traduz numa situação de indexação, da qual não gostaria de voltar a revê-la. Lula, que realmente é muito inteligente, tanto que mantém a herança bendita de FHC, com certeza, conseguirá manter a economia em equilíbrio, sem apelar para mágicas eleitoreiras. O Brasil merece continuar cumprindo a sua meta de inflação, procurar sempre reduzir sua taxa de desemprego e não medir esforços para aumentar o seu PIB.

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...