domingo, 18 de dezembro de 2011

Previsões de Jim O'Neill para 2012.


No excelente site da EXAME, as previsões de Jim O’Neill para 2012. 

Trata-se do presidente do Goldman Sachs Asset Management, a gestora de recursos de terceiros do maior banco de investimentos do mundo, que acaba de divulgar o relatório “Visões da Sala do Presidente” com suas previsões para o próximo ano. O economista se notabilizou por ter criado o termo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e por há tempos propagar ao redor do mundo a ideia de que os países emergentes ganhariam poder no cenário mundial. Veja a seguir o que O’Neill acredita que veremos no próximo ano:

1 – A crise europeia vai arrefecer
“Não vamos falar tanto sobre a Europa nos próximo ano, ainda que isso possa acontecer nas primeiras semanas de 2012. A Europa continuará a ser a Europa. Com alguma sorte, a região será tão entediante como costumava ser (especialmente agora que Mancheter United foi eliminado da Liga dos Campeões).”

2 – Algo grande vai acontecer na Itália
“A zona do euro não pode sobreviver sem a Itália. E a Itália não pode sobreviver se tiver de pagar 6% ou 7% de retorno com seus títulos de 10 anos. O modo como a crise evoluiu nas últimas semanas é tão assustador quanto excitante. Decida você mesmo para que lado a crise vai caminhar.”

3 – EUA, Brasil e Índia podem ser surpresas positivas
“Há diversos riscos econômicos, políticos e sociais para 2012. Mas não são todos negativos. É bem concebível que não apenas os Estados Unidos continuem a surpreender positivamente como também outros países o façam. Isso inclui alguns dos BRICs, como o Brasil e a Índia.”

4 – O PIB europeu deve desapontar
“A Europa pode facilmente desapontar em termos de crescimento ainda mais do que se espera, mesmo considerado que a previsão do Goldman Sachs já esteja abaixo do consenso de mercado.”

5 – As bolsas dos EUA vão subir
“É mais provável que o índice Standard & Poor’s [hoje em 1.220 pontos] suba para 1.400 pontos do que caia para 1.000.”

6 – A China não terá nem pouso suave nem forçado
“Na verdade, a China não terá nem um pouso suave nem forçado. Eles vão continuar crescendo.”

7 – Os emergentes continuarão a ganhar importância
Os BRICs, a Indonésia, a Coreia do Sul, o México e a Turquia vão continuar a ganhar importância no cenário mundial, tanto no aspecto econômico quanto em relação aos mercados financeiros.

8 – O euro tende a cair mais
“É mais provável que o euro caia para 1,10 dólar no próximo ano do que suba para 1,50. Eu não acho que as duas coisas vão acontecer. Talvez nenhuma das duas seja vista. Mas 1,10 é mais provável que 1,50.”

9 – O iene vai se desvalorizar
O dólar deve se valorizar ante a moeda japonesa. “O dólar tem mais chance de valer 100 ienes do que 60 ienes. Eu suspeito que a possibilidade de 100 ienes é muito alta - ainda que eu já achasse que isso fosse acontecer em 2011”

10 – Manchester vai dominar o futebol inglês
“Um time de Manchester será o campeão da liga inglesa nesta temporada.” Após 15 rodadas, o Manchester City lidera o campeonato com 38 pontos, seguido pelo Manchester United, com 36.

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...