quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A Grande Aposta - The Big Short.


A sensação de participar do mundo de Wall Street é a melhor recordação que tenho do filme “A Grande Aposta - The Big Short”. De certa maneira, reviver a crise financeira de 2008 em apenas 2h11min é tempo muito pouco, mas que nos leva a refletir bastante sobre o comportamento irracional do mercado. É impressionante a falta de percepção deliberada de situações que resultaram no estouro da bolha imobiliária americana e as suas consequências para as demais economias.


O filme busca ser didático e um almanaque de informações para os menos familiarizados com os jargões econômicos. Mesmo tratando de um assunto já conhecido de todos, a sensação final é de tristeza ao perceber que a roda da fortuna pode até durar alguns anos, mas se não estiver bem alicerçada, em algum momento todas as cartas desmoronarão. Lembrando que como sempre ocorre neste tipo de situação, poucos (1%?) ganham muito dinheiro e o prejuízo é repartido para os 99% restantes. 

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...