domingo, 10 de maio de 2009

DÁ SÉRIE: ECONOMIA - VOCÊ SABIA?

1 - Que aos 14 anos ADAM SMITH - o Economista da "mão invisível", ingressou na Universidade de Glasgow, onde foi um excelente aluno?
2 - Que para SMITH não se deve intervir nas leis de mercado: deixada a a si mesma, a economia caminha para o melhor dos resultados, conduzida por uma espécie de 'mão invisível'?
3 - E que em 1776, ADAM SMITH já escrevia que cabe ao Estado proteger a sociedade contra os ataques externos; estabelecer a justiça;  e manter obras e instituições necessárias à sociedade, que não fossem realizadas pelo mercado?
Como foi brilhante esse moço ao prever a força do livre mercado e o papel que compete realmente ao Estado. E que mesmo após mais de 233 anos de suas idéias, o assunto ainda resulta em inúmeras polêmicas no mundo da Economia.        

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que quando Smith disse tudo aquilo, tinha forte influencia pela realidade que conseguia ver. Mas hoje, o caso é que os economistas entre outros defendem este ou aquele ponto de vista, de acordo com o que lhe é conveniente.

A polêmica existe, mas é preciso que saia algo de interessante da discussão. Bem mais que o velho bla bla de sempre.

Abraços

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...