quinta-feira, 16 de março de 2017
quarta-feira, 15 de março de 2017
US Federal Reserve raises interest rates to 1%
In view of realized and expected labor market conditions and inflation,
the Committee decided to raise the target range for the federal funds rate to
3/4 to 1 percent. The stance of monetary policy remains accommodative, thereby
supporting some further strengthening in labor market conditions and a
sustained return to 2 percent inflation.
segunda-feira, 13 de março de 2017
David Myers: "O que as pessoas podem fazer para ser felizes?"
Iniciando a semana com as 10 questões levantadas pelo professor
David Myers em sua pesquisa para responder a questão:
“O que as pessoas podem fazer para ser felizes?”.
1 -Compreenda que a felicidade duradoura não vem do sucesso.
2 - Tenha controle sobre seu tempo.
3 - Aja de maneira feliz.
4 - Procure um trabalho e passatempo que aproveitem suas habilidades.
5 - Junte ao movimento “Movimento”.
6 - Dê ao seu corpo o descanso que ele deseja.
7 - Dê prioridade às relações mais próximas.
8 - Enxergue além de si mesmo.
9 - Crie um “diário de gratidão”.
10 -Desenvolva seu lado espiritual.
sábado, 11 de março de 2017
Folha de S. Paulo: Livros mais vendidos na semana.
TEORIA E ANÁLISE
1º (2º) Rápido e Devagar - Daniel Kahneman (Objetiva) - R$
54,90
2º (1º) A Verdade É Teimosa - Miriam Leitão (Intrínseca) - R$ 49,90
3º (3º) Fundamentos de Economia - Marco Antonio S. Vasconcellos (Saraiva) - R$ 85
4º (-) História do Futuro - Miriam Leitão (Intrínseca) - R$ 49,90
5º (5º) Organizações Exponenciais - vários autores (HSM) - R$ 54,90
2º (1º) A Verdade É Teimosa - Miriam Leitão (Intrínseca) - R$ 49,90
3º (3º) Fundamentos de Economia - Marco Antonio S. Vasconcellos (Saraiva) - R$ 85
4º (-) História do Futuro - Miriam Leitão (Intrínseca) - R$ 49,90
5º (5º) Organizações Exponenciais - vários autores (HSM) - R$ 54,90
PRÁTICAS E PESSOAS
1º (1º) Por que Fazemos o que Fazemos? - Mario Sergio Cotella (Planeta) R$ 31,90
1º (4º) Novos Caminhos, Novas Escolhas - Abilio Diniz (Objetiva) R$ 34,90
3º (2º) O Poder do Hábito - Charles Duhigg (Objetiva) R$ 49,90
4º (3º) O Poder da Ação - Paulo Vieira (Gente) R$ 29,90
5º (-) Pense Simples - Gustavo Caetano (Gente) - R$ 29,90
1º (1º) Por que Fazemos o que Fazemos? - Mario Sergio Cotella (Planeta) R$ 31,90
1º (4º) Novos Caminhos, Novas Escolhas - Abilio Diniz (Objetiva) R$ 34,90
3º (2º) O Poder do Hábito - Charles Duhigg (Objetiva) R$ 49,90
4º (3º) O Poder da Ação - Paulo Vieira (Gente) R$ 29,90
5º (-) Pense Simples - Gustavo Caetano (Gente) - R$ 29,90
Lista feita com amostra informada pelas livrarias Saraiva,
Curitiba, Martins Fontes, Fnac, Livraria da Vila, Livraria Cultura e Argumento;
os preços são referência do mercado e podem variar; semana entre 26/2 e 4/3;
entre parênteses, a posição na semana anterior.
quinta-feira, 9 de março de 2017
quarta-feira, 8 de março de 2017
terça-feira, 7 de março de 2017
PIB 2016 registra queda de 3,6% e o Brasil afunda na pior recessão desde 1930.
Oficialmente, segundo o IBGE, o PIB brasileiro de 2016 registrou queda
de 3,6%.
Mais um ano economicamente desastroso, após um PIB em 2015 com retração
de 3,8% confirmando a pior recessão desde o distante ano de 1930.
Este é o Brasil que os candidatos à presidência em 2018 devem revolucionar.
segunda-feira, 6 de março de 2017
Argentina: Curso Superior de Formación en Logoterapia 2017.
INICIA: 10 DE MARZO DE 2017
MODALIDAD: COMPUESTO POR UN CICLO BÁSICO COMÚN DE DOCE SEMINARIOS
(3 CUATRIMESTRES) Y UNA ESPECIALIZACIÓN CLÍNICA (UN CUATRIMESTRE) QUE CONSTARÍA
DE CUATRO SEMINARIOS CON LA MISMA INTENSIDAD HORARIA.
CICLO BÁSICO: DIRIGIDO A PROFESIONALES INTERESADOS.
CICLO DE ESPECIALIZACIÓN CLÍNICA: DIRIGIDO A PROFESIONALES DEL
ÁREA DE LA SALUD MENTAL (PSICÓLOGOS Y PSIQUIATRAS) CON EL CICLO BÁSICO
APROBADO.
En una primera experiencia de extender la Logoterapia por el país, este año abriremos el Curso de Formación Profesional en Bahía Blanca.
La propuesta es hacer una formación basada en seminarios teórico-prácticos intensivos, que se cursarán Viernes de 19 a 21 y sábados de 9 a 13 y de 14 a 17. Los seminarios serían obligatorios para aquellos que hacen el curso de formación, pero pueden inscribirse también profesionales o público en general, que, sin estar haciendo la formación, tal vez les interese determinados temas.
El Curso estaría compuesto por un ciclo básico común de doce seminarios (3 cuatrimestres) y una especialización clínica (un cuatrimestre) que constaría de cuatro seminarios con la misma intensidad horaria.
SEMINARIOS 1º CUATRIMESTRE 2017
MARZO 10 Y 11:
I HISTORIA Y ACTUALIDAD DE LA LOGOTERAPIA.
Docente: Dr. Oscar Oro
ABRIL 7 Y 8:
III FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DEL PENSAMIENTO FRANKLIANO.
Docente: Lic. Mónica Carri
MAYO 19 Y20
II FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DEL PENSAMIENTO FRANKLIANO.
Docente: Lic. Olga Oro
JUNIO 9 Y 10
IV ACERCA DE LA CONCIENCIA Y DE LO NO CONCIENTE.
Docente: Lic. Graciela Equiza
SEMINARIOS 2º CUATRIMESTRE 2017
AGOSTO 11 Y 12
V VALORES Y SENTIDO.
Docente: Dr. Hernán Lanosa
SEPTIEMBRE 15 Y 16
VI CONCEPTOS DEL ANÁLISIS EXISTENCIAL EN LOGOTERAPIA.
Docente: Dra. Marta Guberman
OCTUBRE 20 Y 21
VII LA SALUD Y LA ENFERMEDAD.
Docente: Lic. Juan José Milano
NOVIEMBRE 10 Y 11
VIII INTELIGENCIA EMOCIONAL E INTELIGENCIA ESPIRITUAL.
Docente: Dra. Adriana Sosa Terradas
SEMINARIOS 3º CUATRIMESTRE 2018
IX RECURSOS NOÉTICOS. APORTES DE LA PSICOLOGÍA COGNITIVA Y POSITIVA
X "LA PRESENCIA IGNORADA DE DIOS" y "EL SENTIDO ÚLTIMO"
XI AUTORES POST FRANKLEANOS
XII TRASTORNOS DE HOY: ANSIEDAD, DEPRESIÓN Y TRASTORNO DE PERSONALIDAD
SEMINARIOS LA ORIENTACIÓN CLÍNICA 2018
I PSICOPATOLOGÍA FENOMENOLÓGICA
II PSICOPATOLOGÍA FRANKLEANA
III MÉTODOS AUXILIARES DE DIAGNÓSTICO EN LOGOTERAPIA IV EL TRATAMIENTO EN LOGOTERAPIA
En una primera experiencia de extender la Logoterapia por el país, este año abriremos el Curso de Formación Profesional en Bahía Blanca.
La propuesta es hacer una formación basada en seminarios teórico-prácticos intensivos, que se cursarán Viernes de 19 a 21 y sábados de 9 a 13 y de 14 a 17. Los seminarios serían obligatorios para aquellos que hacen el curso de formación, pero pueden inscribirse también profesionales o público en general, que, sin estar haciendo la formación, tal vez les interese determinados temas.
El Curso estaría compuesto por un ciclo básico común de doce seminarios (3 cuatrimestres) y una especialización clínica (un cuatrimestre) que constaría de cuatro seminarios con la misma intensidad horaria.
SEMINARIOS 1º CUATRIMESTRE 2017
MARZO 10 Y 11:
I HISTORIA Y ACTUALIDAD DE LA LOGOTERAPIA.
Docente: Dr. Oscar Oro
ABRIL 7 Y 8:
III FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DEL PENSAMIENTO FRANKLIANO.
Docente: Lic. Mónica Carri
MAYO 19 Y20
II FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DEL PENSAMIENTO FRANKLIANO.
Docente: Lic. Olga Oro
JUNIO 9 Y 10
IV ACERCA DE LA CONCIENCIA Y DE LO NO CONCIENTE.
Docente: Lic. Graciela Equiza
SEMINARIOS 2º CUATRIMESTRE 2017
AGOSTO 11 Y 12
V VALORES Y SENTIDO.
Docente: Dr. Hernán Lanosa
SEPTIEMBRE 15 Y 16
VI CONCEPTOS DEL ANÁLISIS EXISTENCIAL EN LOGOTERAPIA.
Docente: Dra. Marta Guberman
OCTUBRE 20 Y 21
VII LA SALUD Y LA ENFERMEDAD.
Docente: Lic. Juan José Milano
NOVIEMBRE 10 Y 11
VIII INTELIGENCIA EMOCIONAL E INTELIGENCIA ESPIRITUAL.
Docente: Dra. Adriana Sosa Terradas
SEMINARIOS 3º CUATRIMESTRE 2018
IX RECURSOS NOÉTICOS. APORTES DE LA PSICOLOGÍA COGNITIVA Y POSITIVA
X "LA PRESENCIA IGNORADA DE DIOS" y "EL SENTIDO ÚLTIMO"
XI AUTORES POST FRANKLEANOS
XII TRASTORNOS DE HOY: ANSIEDAD, DEPRESIÓN Y TRASTORNO DE PERSONALIDAD
SEMINARIOS LA ORIENTACIÓN CLÍNICA 2018
I PSICOPATOLOGÍA FENOMENOLÓGICA
II PSICOPATOLOGÍA FRANKLEANA
III MÉTODOS AUXILIARES DE DIAGNÓSTICO EN LOGOTERAPIA IV EL TRATAMIENTO EN LOGOTERAPIA
domingo, 5 de março de 2017
La Nacion: El Papa y el capitalismo.
En una reciente entrevista
al diario El País, de España, el papa Francisco cuestionó al capitalismo,
manifestando que América latina "está sufriendo los efectos de un sistema
económico en cuyo centro está el dios dinero" y de "políticas de
exclusión" por "un fuerte embate de liberalismo económico", al
que culpa de aplicar una economía que "mata de hambre y mata de falta de
cultura". Días después, en una audiencia concedida al grupo Economía de
Comunión, el Papa reclamó un cambio completo en el orden económico-social y
volvió a criticar al capitalismo, identificándolo con el afán por el dinero,
"culto idólatra, sustituto de la vida eterna". Según Francisco,
"el principal problema ético de este capitalismo es la generación de
descartes para después tratar de ocultarlos o de curarlos para que no se
vean".
La humanidad lleva siglos
tratando de realizar cambios completos en el orden económico y social, desde las
utopías románticas al socialismo científico, acumulando fracasos por ignorar la
raíz compleja de la naturaleza humana. El mayor progreso ocurrió cuando las
llamadas "revoluciones burguesas" terminaron con los absolutismos al
limitar el poder de los gobernantes, emergiendo los estados nacionales con
bases constitucionales.
Al adoptarse el Estado de
Derecho, se advirtió la potencia creadora del derecho de propiedad, la división
de poderes y las libertades individuales. El liberalismo permitió el desarrollo
del capitalismo, su hijo dilecto. La irrupción de la burguesía fue acompañada
por un estallido de inventos y de sus aplicaciones prácticas, como el vapor y
la electricidad. La riqueza estática del feudalismo, fundada en la tierra, la
esclavitud y las conquistas, fue sustituida por la creación industrial de
bienes en escala impensada, impulsando el comercio para evitar las guerras, la
división del trabajo y el dinero como medio de cambio. La clave consistió en
haber encauzado en forma productiva el natural instinto humano de
supervivencia, combinando solidaridad con egoísmo. No se intentó cambiar al
hombre, inventando un "hombre nuevo", sino, como lo enseña el arte
del yudo, aprovechar la fuerza del interés individual para crear riqueza en beneficio
del conjunto.
Esa potencia, que en el
capitalismo se denomina "fuerzas del mercado" está presente en
cualquier sociedad, sólo que, cuando no existe derecho de propiedad, las mismas
fuerzas operan en el mercado político, creando otros privilegiados y otros excluidos,
en un contexto de miseria generalizada por el desinterés que suscita el trabajo
colectivista.
Sin capitalismo no hay
progreso material, ni empleos de calidad, ni forma de financiar la salud y la
educación, ni inclusión de los excluidos, ni protección de los más débiles. Sin
embargo, aun cuando carga sobre sus espaldas un Estado cada vez más gigante
para cumplir con derechos sociales en expansión, el capitalismo suscita
críticas por la desigualdad entre los más ricos y los más pobres. Ante la vara
igualitaria, de nada vale que estos últimos sean mucho más prósperos que antes,
al mejorar sus ingresos, ampliar sus derechos y acceder a servicios públicos
gratuitos. Parecería que es mejor la igualdad en la miseria, como en Venezuela,
Haití, Nicaragua o Malí, que la desigualdad con mayor bienestar para los más
pobres y movilidad social para todos.
¿Cómo crear riqueza para
tantas necesidades, manteniendo los incentivos del capitalismo y priorizando
también la igualdad, sin dañar aquellos? Este interrogante pone de manifiesto
la dificultad de dar soluciones perfectas a dramas humanos que no pueden resolverse
con voluntarismo. Como el populismo, que sin mayores pruritos intelectuales se
desentiende del largo plazo, incinerando en la hoguera del voto inmediato y del
robo "para la Corona" el futuro de las generaciones venideras.
Desde la publicación de la
encíclica Rerum Novarum por León XIII, en 1891, quedó básicamente definida la
línea de pensamiento económico y social de la Iglesia Católica. Con ligeras
variantes, aquellos conceptos siguen manteniéndose. Recogemos en ellos una
visión crítica de la economía de mercado que nace, paradójicamente, en los
fundamentos de su buen funcionamiento. En efecto, éstos dicen que la
maximización del beneficio individual, en condiciones apropiadas de
competencia, optimiza el resultado para el conjunto de la sociedad. Si bien la
búsqueda del lucro es una actitud natural del hombre, puede ser interpretada
como opuesta a la virtud de la generosidad con el prójimo y el desprendimiento
personal. De ahí la prevención tradicional de la Iglesia Católica respecto del
capitalismo o si se quiere, del liberalismo económico. Pero, por otro lado, hay
un reconocimiento de que la creación de capital en propiedad privada es
esencial para generar crecimiento y creación de empleo.
La Doctrina social de la
Iglesia reconoce que la protección del derecho de propiedad y la competencia
son necesarias para que haya ahorro voluntario e inversión eficiente. También,
para lograr avance tecnológico. Sostiene estas relaciones y rechaza el
colectivismo en su máxima expresión, el comunismo, por su negación de la
propiedad privada. Este rechazo se extiende a expresiones del socialismo que
restrinjan sensiblemente la disposición de la propiedad privada y la libertad
política.
El capitalismo puede
resultar en una distribución del ingreso menos igualitaria o más concentrada de
la que muchos desearían. Ha sido esto motivo de disconformidad y crítica de
segmentos de la jerarquía católica, incluyendo al papa Francisco. Pero no por
ello han dejado de reconocer que el comunismo. al intentar igualitarismo, inevitablemente
llevó a gobiernos totalitarios que necesitaron suprimir no sólo la propiedad
privada, sino también la libertad. Quienes han tenido que vivir bajo esos
regímenes saben del sufrimiento y de la pobreza consecuente. Quienes no han
vivido el comunismo y sólo lo han visto desde lejos, están más propensos a
magnificar los defectos de la economía de mercado.
Una bien fundada formación
económica facilita la comparación correcta entre capitalismo y colectivismo. La
insuficiencia de capacidad de análisis económico para comparar esas
alternativas puede explicar muchas veces las críticas al capitalismo. Tal vez
haya también algo de esto en Francisco. Su falta de vivencia dentro de un
régimen comunista podría explicar la diferencia de sus críticas al capitalismo
con las más moderadas y equilibradas de Juan Pablo II, nacido en la Polonia
comunista.
Existe un ámbito inmenso
donde la prédica moral de la Iglesia fortalece el capital social construyendo
lazos de solidaridad que han de diferenciarse de las utopías que alientan
posiciones extremas o dan sustento a demagogos cuyo interés es el poder y no
los pobres.
Parafraseando a Winston
Churchill: "La democracia es el peor sistema de gobierno diseñado por el
hombre con excepción de todos los demás", podríamos emplear el mismo
dicho, pero cambiando las palabras "democracia" por
"capitalismo" y "gobierno" por "sistema
económico".
Fernando Henrique Cardoso: Jogo de gente grande.
No carnaval passeei com casais amigos por Florença e vizinhanças. Há mais de meio século, eu, minha mulher Ruth, Bento e Lucia Prado e Arthur Giannotti passeáramos pela mesma região com a fascinação da primeira vez e a energia da juventude. Lá, de onde escrevo este artigo, passamos o 31 de dezembro de 1961.
Desta vez, com o mesmo deslumbramento, revi o que pude das cidades toscanas. Em 1961 vivíamos o clima da Guerra Fria — russos e americanos se enfrentavam por procuração, como na “crise dos mísseis” em Cuba — e as marcas da guerra quente estavam presentes na Europa bombardeada. Agora, nem mesmo a eventual tensão belicosa que os dias de Trump deixam entrever assusta o Ocidente.
A memória se esfuma: passa-se por um ou outro cemitério americano em solo italiano e só os mais velhos, imagino, ainda se lembram do que foi a luta dos Aliados contra o Eixo totalitário. Em poucos brasileiros ressoam os nomes de Monte Cassino e Monte Castello, marcos do heroísmo dos soldados brasileiros.
É bom, entretanto, não esquecer. Desfrutando o gênio de Masaccio ou o colorido e a perspectiva dos afrescos de Ghirlandaio, a poucos passos um do outro na Santa Maria Novella, é bom darmo-nos conta de que o que o passado construiu pode romper-se e não só na arte.
Vale a pena recordar que a História é mãe e madrasta ao mesmo tempo.
Os sinais do futuro podem não ser do nosso agrado, mas com eles teremos de nos haver.
O pós-guerra, a despeito das diferenças entre comunistas e capitalistas, resultou na criação das Nações Unidas e na corresponsabilização dos vencedores da guerra pela ordem global e pela paz mundial.
O arcabouço político que precedeu a globalização econômica está se modificando, e a continuidade do que pareceria imutável no espírito ocidental depois de tanta violência e morte, o internacionalismo, não pode mais ser tomado como algo definitivo.
Será que os eleitores do Brexit ou os rebelados do Rust Belt, que atribuem suas perdas à globalização e aos imigrantes, acaso se deram conta de que estão destruindo o que as gerações passadas fizeram com tanto esforço? Provavelmente não e pouco importa.
O que é certo é que o “equilíbrio de poder” que americanos, chineses, russos e europeus construíram depois da guerra de 1939-45 está abalado. E não pela “desglobalização” ou pelas crises da economia — que sempre pesam — mas pela visão do mundo e do poder que os governantes da geração atual parecem acalentar.
Os Estados Unidos com Trump se retraem dos compromissos internacionais: o “America first” de Trump visa mais o fortalecimento da economia doméstica do que o predomínio mundial.
Os chineses se expandem na economia e se fortalecem regionalmente, mas sem empenho em construir o mundo à sua semelhança, como tinham os americanos.
A Rússia se contenta em intervir de onde era excluída, de “sua” área imperial e das zonas onde historicamente os otomanos deram as cartas.
E por aí vão refazendo caminhos os antigos donos do mundo, deixando a Europa escabreada.
Diante disso, o que cabe aos que ainda não têm voz decisiva no capítulo global, como nós brasileiros, é dar-nos conta de nossos interesses e ver estrategicamente, sem alinhamentos automáticos nem mesmo ideológicos (pois disso não se trata como na luta contra o Totalitarismo ou o Comunismo), para que lado vai o mundo e como melhor nos situamos nele.
Este “pragmatismo responsável” não deve se eximir de tomar partido, entretanto, na defesa dos direitos humanos e da democracia quando for o caso.
Não deve tão pouco deixar de avaliar friamente os interesses econômicos de nosso povo. Se até Larry Summers, ex-ministro da Fazenda dos Estados Unidos e pilar do pensamento liberal de mercado, para compensar as angústias da globalização, apresentou um texto ao Berggruen Institute falando de “nacionalismo responsável”, por que não deveríamos repensar nossas chances, interesses e responsabilidades quando uma nova ordem mundial começa a esboçar-se?
O Itamaraty, sob a batuta de José Serra, reviu posições e revigorou alguns de nossos antigos propósitos. Dentre estes, o fortalecimento da cláusula democrática no Mercosul e a consequente cobrança de novos rumos na Venezuela.
Precisamos intensificar os liames com os vizinhos da América do Sul no lado do Pacífico e, principalmente, dar maior força a nossa ligação com a Argentina. Da mesma forma, necessitamos de sólida reaproximação com o México, flechado por Trump; devemos ampliar nossas convergências, não só econômicas mas políticas, com aquele país.
O muro proposto separa não apenas o México: separa os latino-americanos e os americanos adversos à insensatez de Trump.
Começamos a vislumbrar que as mudanças no tabuleiro internacional não vão na direção de um novo Hegemon, mas abrem espaço para alianças regionais que podem transcender o hemisfério. Neste, por escolha dos Estados Unidos, estão distantes os tempos da Alca.
Quem sabe um acordo com o Mercosul se torne viável, com os alemães à frente e os ingleses correndo à parte, mas também interessados em, ao se distanciarem de Bruxelas, não perderem espaços no mundo.
China e Índia, que crescem 7% ao ano, precisarão cada vez mais de comida e minérios de que dispomos.
O rearranjo atual da ordem global não tem força para estancar o que as mudanças culturais e tecnológicas tornaram irreversível: as consequências do aumento da produtividade e a integração produtiva. As mudanças em curso decorrem mais das questões de poder do que das econômicas. Isso não nos leva a descuidar de nossa base produtiva, mas induz-nos a não descuidar dos meios disponíveis de poder, que incluem capacidade de defesa e visão estratégica.
É o que esperamos do governo ao nomear um novo ministro para as Relações Exteriores: que não se esqueça de que entraremos em um jogo “de gente grande”.
quinta-feira, 2 de março de 2017
Argentina: ?De qué hablamos cuando hablamos de Logoterapia?
Para os que estão em Buenos Aires, recomendamos
a palestra ?De qué hablamos cuando hablamos de Logoterapia? a ser proferida
pelo Professor Dr. Oscar Ricardo Oro, no próximo dia 14 de março, na sede da Fundación Argentina de Logoterapia.
Bacen: cenário para antecipação na redução da Taxa Selic, hoje em 12,25% ao ano.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) pode
intensificar o ritmo de cortes na taxa básica de juros (Selic). A indicação da
nova estratégia consta da ata da última reunião do comitê, divulgada hoje (2).
No último dia 22, o Copom anunciou o quarto corte seguido na taxa. Por
unanimidade, o comitê reduziu a Selic em 0,75 ponto percentual, de 13% ao ano
para 12,25% ao ano.
Com a recessão econômica e as expectativas de inflação em queda, o
comitê indica que os próximos cortes podem ser maiores do que o da reunião
passada de 0,75 ponto percentual. “Com expectativas de inflação ancoradas,
projeções de inflação na meta para 2018 e marginalmente abaixo da meta para
2017, e elevado grau de ociosidade na economia, o cenário básico do Copom prescreve
antecipação do ciclo de distensão da política monetária [redução da Selic]”,
diz a ata.
A projeção de inflação do Copom para 2017 caiu em relação à
estimativa prevista em janeiro e ficou em torno de 4,2%, abaixo do centro da
meta de 4,5%. Para o próximo ano está ao redor de 4,5%. Para instituições
financeiras consultadas pelo BC, a inflação ficará em 4,36%, em 2017 e em 4,5%
em 2018.
Na ata, o Copom diz também que se os cortes forem maiores, o ciclo
de redução da Selic (período de cortes) pode ser menor. Ou seja, em vez de ir
cortando a Selic aos poucos a cada reunião, o Copom pode fazer reduções maiores
na taxa em um período menor de tempo. As reuniões do Copom ocorrem
aproximadamente a cada 45 dias. A próxima reunião está marcada para os dias 11 e
12 de abril.
O Copom ressalta que a aprovação e implementação de reformas
fiscais são fundamentais para a sustentabilidade da desinflação e para a
redução da taxa de juros ao longo do tempo. “Por fim, os membros do Copom
destacaram a importância de outras reformas e investimentos em infraestrutura
que visam ao aumento de produtividade, a ganhos de eficiência, maior
flexibilidade da economia e melhoria do ambiente de negócios. Estes esforços
são fundamentais para a estabilização e retomada da atividade econômica e da
trajetória de desenvolvimento da economia brasileira”, diz a ata.
A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores
impulsionam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica.
Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de apenas
0,48% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo
país) em 2017. No ano passado, a economia registrou retração. De acordo com o
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a queda ficou em
4,34%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar o
PIB de 2016 no próximo dia 7. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos
os bens e serviços produzidos no país
A taxa básica é usada nas negociações de títulos públicos no
Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as
demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central
segura o excesso de demanda, que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem
o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom
barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o
controle da inflação.
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