quarta-feira, 3 de abril de 2013

A economia brasileira na análise de Gustavo Franco no Estadão.


Gustavo Franco, hoje no ESTADÃO. A conferir:
É claro que dá para mexer em ambas as coisas (crescimento e inflação) independentemente. Se houvesse uma relação linear entre crescimento e inflação, precisaríamos de 25 anos de recessão para ter reduzido a inflação de 6.000% para 2% no período de 1994 até 1998. Não tem relação entre uma coisa e outra. E nem necessariamente as políticas ortodoxas são de sacrifício que implicam em dor e sofrimento para a economia. É uma pequena armadilha retórica de que os ortodoxos são contra o crescimento. Todos são pró desenvolvimento. A questão é a receita. Escolher entre estabilidade e crescimento é um falso problema. É conversa de quem não entende de economia.
Tudo depende do que seja determinante para o crescimento. Se o determinante é a sustentabilidade fiscal do Estado, políticas heterodoxas de aumento do gasto público tendem a reduzir o crescimento. E é curioso porque foi exatamente isso que ocorreu nos últimos anos. No governo Dilma, as condições fiscais pioraram e o crescimento caiu. Houve uma deterioração na confiança empresarial em relação ao equilíbrio das contas públicas. A conclusão é que a receita supostamente desenvolvimentista heterodoxa foi um fracasso.
O Brasil precisa retomar as reformas que parou, precisa ter políticas macroeconômicas responsáveis, e ter uma agenda de ações para retomar a confiança do setor privado e aumentar o investimento privado. Ainda que isso possa fazer parte da retórica governamental, as ações não vão nessa direção. Há percepção de intervencionismo crescente e de aversão a privatizações, concessões e investimento quando o setor privado tem o controle do processo. Todas essas posturas são negativas para o crescimento. O crescimento é provocado pelo investimento. No Brasil, as pessoas relutam em acreditar numa coisa muito simples: investimento é acumulação de capital. Portanto, as políticas tem que ser amistosas ao capital. Se o governo é hostil ao capital, não vai ter investimento, nem crescimento. É simples assim.
Para termos um crescimento acelerado, digno de pertencer aos BRICS, precisamos de taxas de investimento bem maiores. O crescimento amparado apenas pelo consumo, como tem sido nos últimos tempos, é de fôlego curto. Esse crescimento se exauri a medida que as famílias vão ficando mais endividados - o que também é perceptível nos últimos tempos. O crescimento com base no consumo vem perdendo força nos últimos tempos. E o investimento não vem crescendo, vem caindo há vários trimestres seguidos. Tecnicamente temos uma recessão no investimento. . Já temos vários trimestres de crescimento negativo do investimento. É um sinal de que o setor empresarial está insatisfeito com o governo, e isso não é algo que você vai capturar com os empresários. Hoje ninguém fala essas coisas porque o governo é dado a represálias. Por outro lado, as ações falam por si. O investimento é a melhor e mais simples manifestação de bom humor do mundo empresarial. E esse pessoal não está satisfeito com o que está vendo.
A inflação tem sido muito mais camarada do que eu esperaria dados os fundamentos fiscais da economia. Existe certa rigidez nominal dos preços, que tem impedido a inflação de ser maior. O melhor instrumento para combater a inflação é a política fiscal. A redução no gasto público substituiria a elevação dos juros com vantagem. Seria melhor para a economia que houvesse uma percepção de maior responsabilidade fiscal, quase que uma mudança de regime em direção a uma política fiscal sadia, ao invés de uma política anticíclica, keynesiana, e todos esses nomes que o governo inventou para a gastança. Se isso não ocorrer, teremos uma solução de qualidade inferior que vai ser a subida dos juros. Já deveríamos ter aprendido a lição de que é muito melhor combater a inflação atacando sua causa, que é a política fiscal, do que tentar comprimi-la via política monetária, que cria efeitos colaterais maiores e piores.
A intensidade do aperto monetário necessário hoje tem a ver com a dosagem. Não tenho como responder a esse pergunta com precisão. As autoridades - com razão - não querem retomar aos patamares de juros do passado, mas também não querem os patamares de inflação do passado. O problema é que não vai dar jogo com essa política fiscal.
Ao jogar a responsabilidade para o Banco Central e achar que a política fiscal não muda, estamos jogando fora o bebê junto com a água do banho. Deveríamos nos concentrar na política fiscal e não no que o BC vai fazer. O problema está no ministério da Fazenda, na Presidência da República. É aí que a inflação está sendo criada.
O aperto fiscal é o que vai tornar sustentável a taxa de juros baixa. É que vai fazer as pessoas acreditarem que as contas do governo fecham. Hoje só alguém muito sonhador e chapa branca acredita que o aumento do gasto público tem um impacto relevante sobre o investimento. Não tem porque o dinheiro do governo é pouco. É muito mais importante o setor privado crescer de forma sadia do que o setor público investir diretamente, o que, aliás, não consegue porque não tem capacidade administrativa.
O governo tem que deixar o investimento não do setor privado convictamente. Quando o governo faz coisas em acredita, tudo funciona melhor. Quando não acredita, faz mal feito e pela metade. E talvez esse seja um drama do qual a não conseguimos sair. É preciso fazer políticas amistosas para o capital, e, se o governo não consegue fazer por uma questão de fígado, então nunca vai dar certo. Não vamos ter crescimento nessa administração. Será preciso eleger um governo mais amistoso ao capital para ter acumulação de capital e investimento no Brasil." 

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...