domingo, 31 de agosto de 2008

ESTUDOS 2008 PARA A CIBELE

A cearense amiga Cibele Bastos, em seu blog RESENHAS http://behbastos.blogspot.com/ solicita sugestões para a sua monografia lá na nossa saudosa e fértil UFC.
Pensei em algo que está sendo agora muito comentado que é o famigerado "pré-sal", as "nossas"(?) [de quem cara-pálida?] novas reservas petrolíferas. O que isso pode mudar na economia brasileira?
Também lembrei de um sistema de microcrédito que já existe em Fortaleza, vi na biblioteca do CAEN uma dissertação sobre esse sistema, mas você poderia atualizar o assunto, relacionando com o que o banqueiro indiano e ganhador do Nobel da PAZ, Muhammad Yunus faz com o Grameen, que é o nome do seu banco, hoje a maior instituição de microcrédito do mundo. Sem estudar os dois casos, tenho certeza que existem diferenças de gestão e que você poderia, de certa maneira, "melhorar" o lado brasileiro, ok?
E, para finalizar, algo que sempre faz falta neste país: EDUCAÇÃO. Para onde estão sendo alocados os recursos da educação? Foque o nosso Ceará. O resultado é melhor hoje do que, i.g., em 1994? Por que das 50 melhores universidades do mundo, 38 são americanas? Cadê as brasileiras?
Reflita bastante e busque escrever sabendo que não há temas de pesquisa bons ou ruins. O julgamento deles depende de vários critérios, dentre eles, a sua motivação em torná-los atraentes e significativos.
Bons estudos e poucas praias.

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...