sábado, 3 de novembro de 2012

Keynes X Hayek em 2012.


Estava viajando e somente hoje li a matéria que a ÉPOCA publicou sobre as ideias do austríaco Friedrich von Hayek, em pauta na eleição americana, graças ao Paul Ryan, o vice de Mitt Romney. O quadro com a batalha intelectual do século XX entre Friedrich von Hayek e John Maynard Keynes é bastante didático e traz surpresas para quem conhece apenas um dos economistas.

Assim como em 1930 a maioria dos economistas e políticos desprezava as ideias de Keynes e somente em 1950 elas se tornaram a ortodoxia reinante nos Estados Unidos, não é impossível que os estudos de Hayek sejam as próximas ideias na ortodoxia dominante. 

Indiferente de quem está correto, (afinal todos tem a sua razão de pensar), o importante é que são clássicos. Nestes tempos de graves crises econômicas na maior parte do mundo, é um luxo ter a colaboração de Keynes e Hayek na complexa resolução dos nossos problemas. 

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...