quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nate Silver, o gênio da Estatística, acerta Obama.


Leio no UOL um texto muito bom, principalmente para os nossos colegas estatísticos. Realmente, estudar Estatística é um prazer. E com sorte, acertamos até quem será o(a) próximo(a) presidente do Brasil. 

Ele conseguiu novamente. E, não, não se trata de Barack Obama. Depois da vitória do presidente democrata, que garantiu a reeleição na noite desta terça-feira (6) ao derrotar o republicano Mitt Romney, o comentário geral foi de que quem se deu bem foi Nate Silver, o blogueiro do "The New York Times".

Silver, 34, é considerado o gênio da estatística e desta vez acertou os resultado de pelo menos 49 Estados americanos --ainda falta a apuração da Flórida, mas tudo indica que ele vai acertar por lá também.

Logo que a apuração começou, o Twitter foi tomado de internautas dizendo: "Nate Silver is getting laid tonight", algo como "Nate Silver vai ser dar bem esta noite", uma brincadeira com o fato dele ser "nerd" e estar em alta por ter acertado o final de eleição.

O método que ele criou para chegar a um resultado aproximado é considerado extremamente eficiente, pois calcula uma média de diversas pesquisas de opinião, dando diferentes pesos a elas, e considera demografia e registros de votos.

Mesmo quando ninguém botava a mão no fogo pelos candidatos e garantia que eles estavam empatados, ou quando no dia da eleição a apreensão dos dois lados era evidente porque a disputava estava muito apertada, ele acreditava na probabilidade e até apostou com o jornalista Joe Scarborough que Obama venceria.

Sua convicção dos números finais chegaram a irritar republicanos e jornalistas, que tentaram minimizar a importância do método. “Estes especialistas e seus computadores são péssimos para prever comportamento humano”, escreveu David Brooks, no "Times".

No fim, ele previu que Obama tinha mais de 90% de chance de ganhar, receberia 50,8% dos votos populares e conquistaria 332 votos dos colégios eleitorais --Washington, Oregon, Califórnia, Nevada, Colorado, New México, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Illinois, Michigan, Ohio, Maine, New Hampshire, Nova YOrk, Massachusetts, Connecticut, Vermont, Pennsylvania, Rhode Island, New Jersey, Maryland, Delaware, Virginia, Havaí e Flórida.

Obama obteve 50% dos votos (59.725.608) contra 48% de Romney (57.098.650) e, se conquistar a Flórida, ele vai terminar com os 332 votos dos colégios eleitorais.

Na eleição de 2008, entre Obama e o republicano John McCain, Silver acertou o vencedor em 49 dos 50 Estados. Em 2010, acertou 34 dos 36 senadores eleitos.

Formado em economia pela Universidade de Chicago, Nate Silver começou a criar um modelo estatístico que calculava o rendimento de cada jogador de beisebol, seu esporte do coração. Dado o sucesso do método, resolver arriscar na política. Parece que deu certo.

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...