quarta-feira, 22 de abril de 2009

ECONOMIA, CRISE E ECONOMISTAS

Desde que esta crise não sai da mídia, temos lido diversos textos ou artigos com críticas aos Economistas por não terem detectado antecipadamente essa terrível situação. Matéria do Peter Coy, Editor de Economia da BusinessWeek, republicada no Valor Ecônomico de 22/04/09, é capaz de deixar qualquer colega capaz de engolir todos os livros-textos que leu em sua vida. Como o artigo é longo e para poupar meu fígado, deixo com meus quase dois leitores, apenas o início do texto. (Porém, quem conseguir ler todo o texto, vale a pena o esforço).
A maioria dos economistas fracassou em prever a pior crise econômica desde a década de 30. Agora eles não conseguem se entender sobre as formas de resolvê-la. As pessoas estão começando a se perguntar: para que mesmo servem os economistas? Um analista escreveu recentemente num blog sobre habitação que os economistas se saíram pior na previsão do mercado habitacional do que seu pai, que nem tem educação formal, ou que sua mãe, que só terminou o colegial. "Se você é um economista e não viu isso se aproximando, você deveria reconsiderar seriamente o valor da sua formação e talvez devesse fazer algo que tenha um valor palpável para a sociedade, como colher vegetais", escreveu no patrick.net. Bem feito, seus espertalhões fracassados! Andem, pulem de uma curva de oferta.
Ainda bem que autor consegue esclarecer alguns itens a nosso favor, principalmente ao relembrar o economista britânico John Maynard Keynes: "Homens práticos, que se julgam livres de qualquer influência intelectual, geralmente são escravos de algum economista defunto".
E descobre o nosso principal pecado: a arrogância. Realmente, ele não conhece e/ou não leu TODOS os economistas do mundo...

3 comentários:

Pedreliano disse...

PARA MIM QUE NÃO CONHEÇO BULHUFAS DE ECONOMIA, OBSERVO A CRISE COMO UM MAL NECESSÁRIO, ONDE PODEMOS VER E SENTIR AQUILO QUE ANTES NÃO CONSEGUIMOS VER E TAMPOUCO "QUEREMOS" SENTIR!!! É COMO AQUELA MÚSICA DOS TITÃS: "NÃO É O QUE NÃO PODE SER QUE NÃO, É O QUE NÃO PODE SER QUE NÃO É!!! SÓ QUE NESSE CASO É E PODEMOS SENTIR ATÉ COM PRÓPRIAS MÃOS!!!!

Anônimo disse...

O grau de verdade de uma opiniao se mede pelo nivel de ignorancia do que opina. Acho que este quem fala sobre o economista nao sabe o que o mesmo faz. Confunde economista com astrologo, ainda existem muitos economistas que acha que é isso que devem fazer. Fracassados sao os que pensam assim.

Pedreliano disse...

SIM! NÃO ESCONDO QUE NÃO SOU CONHECEDOR PROFUNDO DO ASSUNTO, MAS SOU UM ESTUDANTE ASSÍDUO DE HISTÓRIA, E É FACILMENTE VERIFICÁVEL QUE AS CRISES ACONTECEM, E OS ECONOMISTAS ACORDAM COM SUAS FRASES SEM GRAÇA DIZENDO: É EU SABIA, EU SABIA QUE ISSO IRIA ACONTECER!! FICAM DANDO OPINIÕES DENTRO DO POÇO ÓBVIO COMO TELESPECTADORES DA DESGRAÇA UNIVERSAL!!! QUEM SABE SE OS "ECONOMISTAS" DENTRO DA INFINITA SABEDORIA DE QUE SÃO PORTADORES PUDESSEM ADVINHAR OS "SINAIS" DE UMA CRISE, AO INVÉS DE ASSISTI-LA NAS PRIMEIRAS CADEIRAS DO CIRCO DOS HORRORES!!!!

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...