terça-feira, 31 de maio de 2011

Salvando o capitalismo dos capitalistas.

Em meados de maio/2004 quando li "Salvando o capitalismo dos capitalistas" não foi possível prever o que aconteceria na economia em setembro/2008. Raghuram G. Rajan e Luigi Zingales argumentaram que os mercados livres, particularmente os financeiros, apesar de seus muitos benefícios estão sob a constante ameaça de inimigos e, em consequencia, precisam ser constantemente defendidos, com bem analisou Oliver Hart, chefe do Departamento de Economia da Universidade de Harvard.
Esse poder de análise antecipada de eventos que alteram o nosso conhecimento é um dos pontos fortes da economia e, talvez por isso, nesta semana, na ÉPOCA, Zingales, professor da Universidade de Chicago é o entrevistado das páginas de Negócios & Carreira. E fervorosamente defende que "a concorrência é uma das grandes forças a serviço da humanidade". Resumindo: a concorrência é uma força do bem. Alguém duvida?

Nenhum comentário:

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...