domingo, 28 de dezembro de 2008

CRISE ECONÔMICA 2008 - QUEM NÃO VIU EM 2007?

Lendo hoje na Folha o Elio Gaspari comentar que esta crise econômica estava aí já em janeiro/2008, fui buscar a EXAME de 31/12/2007 e na página 27 leio novamente que: "Ao final do governo Clinton, em 2000, o superávit nas contas públicas americanas beirava os 2% do PIB. Bush cortou impostos, aumentou gastos e gerou um déficit estimado em quase 200 bilhões de dólares em 2007. O buraco nas contas, aliado ao desequilíbrio no balanço de pagamentos, enfraqueceu o dólar - que se desvalorizou quase 50% em relação ao euro nos últimos oito anos. Para piorar, a economia americana passa pela crise imobiliária, que pode jogar o país numa recessão nos próximos trimestres." Na página 29 leio que "o mais recente relatório do banco do investimento Merril Lynch avalia que a chance de recessão em 2008 é de 100%".

Diante disso, que lemos em 31/12/2007, alguma surpresa com o que está acontecendo hoje?

5 comentários:

Allan Feio disse...

Caríssimo João,
obrigado pelos parabéns e elogios. Eu acho que o segredo do sucesso você já conhece: Trabalho, muito trabalho, e sobretudo com ética.
Espero poder contar sempre com sua visita.
Parabéns pelo blog
Um grande abraço e feliz 2009

Anônimo disse...

Comentário?? Como falei com o João hoje em plena Selva Amazônica, aproximadamente às 11:00h: "Não posso comentar o incomentável!! Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço!! Apenas como modesto leitor digo que aprendi a gostar mais de economia lendo o blog do João!! Algo comparável às aulas do grande geômetra PITÁGORAS que ensinava a bela Geometria apenas com uma varinha de oliveira usando a areia da praia como lousa!!! Acho que é isso que está causando a escassez de pensadores em nosso meio, a falta de amor ao pensamento filosófico à valorização do conhecimento, e João tá fazendo isso democratizando a economia!!! Feliz 2009!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

João Melo,
É um prazer estar comentando pela primeira vez nessa enciclopédia economica, a economia aqui é vista por diversos ângulos, colaborando assim com o aumento do nosso capital intelectual nessa área.
Parabéns pelo blog, e pelas informações que o mesmo oferece, nunca desista de escrever. "Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;"Pv 1:2-3. FELIZ 2009 e um grande abraço. Jhovan

Márcio Laurini disse...

João

Li sim, e comentei algumas vezes sobre ele:

http://raciocioniosespurios.blogspot.com/search?q=Taleb
( o melhor comentário é Taleb e os eventos inesperados).

Acho que ele tem argumentos interessantes, mas em alguns pontos tecnicamente limitados. Mas eu gosto muito do estilo dele, e sem dúvida ele conhece sobre o que escreve.

Cibele Bastos disse...

João!

Um 2009 maravilhoso pra vc, meeesmo estando ai, na selva =)
Muita saúde, prosperidade, felicidade!
beijo enooorme da conterrânea =***

A importância de debater o PIB nas eleições 2022.

Desde o início deste 2022 percebemos um ano complicado tanto na área econômica como na política. Temos um ano com eleições para presidente, ...